Gente Que Faz a Internet Brasileira Acontecer  

::Menu::
BlueBus
New York Times
IDG Now!
Plantão INFO
Dilbert
clique aqui para saber quando este site for atualizado

::Anteriores::

Relatos de pessoas que trabalham duro para fazer da Internet um lugar melhor e de quebra ganhar algum trocado
This page is powered by Blogger.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
   30.1.04
Opiniões

É engraçado falar sobre o conceito do Friendster para pessoas que ainda não conhecem o serviço. Geralmente as reações são de total oposição, na linha "isso nunca vai dar certo", "eu não iria cadastrar meus amigos" e a total aceitação, na linha "ótimo para manter contato", "assim posso usar meu networking totalmente".

Nem sempre isso acontece. Um empreendedor deve estar preparado para vivenciar situações onde todos achem a idéia inviável. Motivos nunca faltarão. O importante é acreditar na idéia no interior, e arriscar. É importante ouvir a opinião das pessoas, a fim de refinar a idéia. Mas sugiro fazer isso somente quando tiver enraizada a confiança no projeto, para evitar que opiniões negativas o façam desistir da empreitada.

Vamos por exemplo pensar em um grande sucesso em software, o ICQ. A idéia é cadastrar os amigos e saber quando eles estão online. Imaginando que este tipo software não existisse, ao apresentar a idéia a amigos eles poderiam identificar vários pontos de oposição:
- ocupa espaço em memória o dia inteiro
- os amigos podem perturbar a toda hora
- se quer falar alguma coisa com alguém existe e-mail
- o software pode "espionar" o que ele faz na internet
- gasta banda deixando a navegação mais lenta
- tem que cadastrar todo mundo
- só funciona se todos tiverem o software

Todos os pontos são verdadeiros e válidos. Poderiam realmente fazer um empreendedor menos confiante descartar a idéia. Mas o criador do ICQ insistiu e hoje mais de 200 milhões de pessoas usam o programa no mundo inteiro. Então temos que sempre lembrar que em qualquer projeto existem fatores positivos e negativos, e estudar os fatores negativos não para inviabilizar o projeto mas para tentar aperfeiçoá-lo.

Em tempo, o Friendster e redes similares já possuem seis milhões de usuários nos Estados Unidos, então quando algum amigo critica a idéia de forma mais contudente, eu tento nunca esquecer este número de pessoas indicando que o projeto tem sim utilidade.


   29.1.04
Rede Social de Contatos

Estrou trabalhando em um novo projeto, uma implementação de Rede Social de Contatos (Social Network). Já existem uns vinte sites nos Estados Unidos, sendo que o mais famoso é o Friendster. Para ler mais sobre o assunto acesse o histórico de notícias da Wired.

A idéia funcionou nos EUA, com alguns sites contendo um milhão de usuários. Não vi nenhum serviço do tipo no Brasil, pretendo ser o primeiro a lançar um similar aqui. Este serviço não é para ganhar dinheiro com publicidade ou assinaturas, como fazem lá fora, mas para vender para um dos players quando eles começarem a avançar em novos mercados, ou para algum portal interessado.