Gente Que Faz a Internet Brasileira Acontecer  

::Menu::
BlueBus
New York Times
IDG Now!
Plantão INFO
Dilbert
clique aqui para saber quando este site for atualizado

::Anteriores::

Relatos de pessoas que trabalham duro para fazer da Internet um lugar melhor e de quebra ganhar algum trocado
This page is powered by Blogger.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
   2.8.04
Fim da Primeira Onda

Oficialmente eu declaro o fim da primeira onda em redes sociais. E o vencedor no Brasil é o Orkut, para surpresa até do americano criador do site. Já são mais de 500 mil brasileiros cadastrados no site dele, contra um pouco mais de mil cadastrados no Recomendado.

Eu perdi por meses e por falta de verba de divulgação. Eu já sabia que seria difícil desenvolver o Recomendado sem divulgação na mídia, mas o surgimento do Orkut foi uma surpresa, eu não esperava um concorrente logo nos primeiros meses. O Orkut teve uma grande divulgação por estar relacionado ao Google. Enquanto no Brasil pouco se falava dos líderes lá fora, LinkedIn e Friendster, quando o Orkut surgiu toda a mídia noticiou, como uma nova estratégia do Google. O custo para conseguir uma divulgação similar à que o Orkut teve no Brasil de graça seria da ordem de milhões de reais.

Existe ainda esperança na segunda onda: quando os portais e demais sites começam a construit concorrentes ao atual líder, agora que a fórmula se mostrou bem sucedida. Vou tentar posicionar o Recomendado como passível de absorção ou parceria.